20 resultados

Ciclismo Estrada

9th 3 FREITAS (31Dez - 09:00)Domingo, 09:00
Organizador
Guedes Group
Onde
Parque de Vale de Cambra, junto ao café (ver mapa)
Espírito da volta
Convívio
Descrição
9th 3 FREITAS (31Dez - 09:00) https://www.strava.com/clubs/145869/group_events/1514070 No último dia do ano tentamos sempre juntar o máximo de pessoas para fazer uma aventura de subir 3x a Freita.. Cada um faz aquilo que conseguir e se achar capaz.. No pior dos casos fica-se pela primeira :) Não há qualquer tipo de inscrição, é aparecer e disfrutar.
Granfondo World Series Coimbra Region2 Março, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Avenida De Conímbriga (ver mapa)
Dificuldade
Experiente
Descrição

UCI Gran Fondo World Series Coimbra Region assume-se em Portugal como o maior e mais internacional evento de ciclismo alguma vez já realizado no país.

 

A 02 e 03 de março de 2024 será realizada a quarta edição do UCI Granfondo World Series Coimbra Region. É um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os géneros, de qualquer nacionalidade, e maiores de 19 anos de idade à data do evento.

 

Composto por dois dias de evento, os atletas terão a oportunidade de realizar no sábado (02-03-2024) um contrarrelógio e no domingo (03-03-2024) o Granfondo. Existirão as seguintes distâncias, com as seguintes designações, quilometragens e desnível:

– Contrarrelógio Individual (02-03-2024): 20.2km

– Granfondo (03-03-2024): 106km | 956mt D+

– Mediofondo (03-03-2024): 148km | 1548mt D+

 

Coimbra irá receber o contrarrelógio, que conta com um percurso pouco técnico e de dificuldade média. Nas margens do rio Mondego, Coimbra é conhecida pela sua Universidade, a mais antiga em Portugal e uma das mais antigas da Europa, que ao longo do tempo lhe moldou a imagem tornando-a “a cidade dos estudantes”. Coimbra é detentora de uma vasta e única riqueza patrimonial concretizada ao longo de séculos, tendo sido escolhida por D. Afonso Henriques para primeira capital do Reino de Portugal. A cidade foi berço de reis e centro multicultural, igualmente atrativa é a paisagem natural de Coimbra, destacando-se os seus parques e jardins de significativo valor histórico e científico.

 

As distâncias Granfondo e Mediofondo, serão recebidas no dia 03-03-2024 em Montemor-o-Velho. Aqui, o participante poderá sentir os extensos arrozais que oscilam ao sabor das estações acompanhando os sinais de mudança e o Castelo. Visitar o concelho de Montemor-o-Velho é descobrir a ancestralidade de um povo e descortinar pistas para um futuro pleno de desenvolvimento. Irá com toda a certeza, contemplar os ventos do progresso.

 

Esta região triunfa no seu todo, permitindo uma multiplicidade de experiências que vão muito além de um simples evento desportivo.

Não só os atletas mas também os seus acompanhantes, conseguirão, dentro desta enorme região, desfrutar da heterogeneidade paisagística da praia até à serra.

Poderão deliciar-se gastronomicamente entre a sardinha, o arroz ou a lampreia, e rematar saboreando o soberbo pastel de tentúgal ou um dos maravilhosos queijos, regando sempre com um sumptuoso vinho da região.

 

Este grande evento conta com o aval internacional do UCI Gran Fondo World Series, fazendo parte de um grupo selecionado de eventos que, a nível internacional, pontuam para os campeonatos mundiais de 2024 desta disciplina, e que rondam os 25 ao redor do mundo. Além disso, é o único evento na Península Ibérica com esta qualificação, o que constitui uma oportunidade única para os participantes.

 

Em 2024, convidamos-lo a viver connosco o UCI Gran Fondo World Series.

Clássica Douro Internaciona22 Setembro, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Largo Do Castelo (ver mapa)
Dificuldade
Iniciante
Descrição

No dia 22 de setembro de 2024 realiza-se a terceira edição da Clássica Douro Internacional, um evento de cicloturismo que levará ao nordeste transmontano largas centenas de participantes oriundos de vários países, mas com forte pendor ibérico, cuja organização estará a cargo da Cabreira Solutions.

 

Esta clássica terá como cenário o Parque Natural do Douro Internacional percorrendo as estradas mais belas do secular concelho de Miranda do Douro, em território nacional, onde poderão desfrutar das incomparáveis paisagens do Douro Internacional, da fauna e da flora autóctone e das carismáticas praças, como salas de visita para atletas, familiares e amigos.

Nesta região, os participantes tomarão contacto com o mirandês, segunda língua oficial em Portugal e as tradições ancestrais do planalto mirandês, como a música e danças tradicionais de Miranda do Douro compostas por gaiteiros, tamborileiros, pauliteiros e danças mistas.

 

Ao longo do percurso subdivido em duas distâncias: a Clássica Média com 104km e a Clássica Longa com cerca de 144 kms; os cicloturistas terão a oportunidade de se deliciarem com as peculiares paisagens marcadas pelas margens escarpadas do vale profundo do rio Douro, que formam desfiladeiros monumentais de grande espetacularidade, observarem as várias espécies de aves raríssimas que as escolheram para nidificar. De entre elas, destaca-se o Abutre do Egito ou Britango, que foi escolhido como símbolo deste Parque Natural.

 

Incontornável e incomparável é a gastronomia mirandesa, mundialmente conhecida e polo de atração turística, com particular destaque para a posta à mirandesa, a vitela mirandesa, o cordeiro mirandês (raças DOP) e o porco com todos os seus derivados. Para além da carne de origem demarcada, outros produtos locais são apreciados, como é o caso da tabafeia, um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentado com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. Na doçaria tradicional destacam-se os roscos, os sodos, os dormidos e a deliciosa bola doce. Por último, é importante mencionar o bom vinho que se produz na região, ou seja, não faltam razões, também de raiz gastronómica para aproveitar neste último fim-de-semana de setembro.

 

Em Miranda do Douro será possível adquirir as carismáticas facas/navalhas e a famosa tanoaria de Palaçoulo. A região é também reconhecida e rica na produção da cortiça e de todo o tipo de adereços emergentes desta matéria-prima. Para visitar, os participantes e familiares terão as portas franqueadas do Museu da Terra de Miranda, do Centro Ambiental Hispano-Luso e o Ecomuseu Terra Mater.


Granfondo Terras de Basto16 Junho, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Avenida Doutor Francisco Sá Carneiro (ver mapa)
Dificuldade
Iniciante
Descrição

A 16 de junho de 2024 será realizada a 2ª edição do Granfondo Terras de Basto, com partida e chegada em Cabeceiras de Basto, fruto da parceria Cabreira Solutions com as Câmaras Municipais das Terras de Basto.

Este evento herdou todo o arrojo do antecessor Granfondo Sr.ª da Graça adicionando-lhe as mais belas particularidades e valências paisagísticas naturais e patrimoniais, bem como os usos e costumes das gentes das Terras de Basto, bem como o espírito de labuta do Guerreio Basto, ainda hoje, evidente nas tradições dos concelhos de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto e de Ribeira de Pena. Losango municipal de excelência para o acolhimento e desenvolvimento de hábitos saudáveis de vida e bem-estar proporcionado aos visitantes.

Com um pelotão com cicloturistas vindos de várias nacionalidades que darão corpo a um belo colorido, que se alongará pelas belas estradas desta região, percorrendo os quatro concelhos aderentes, optando pelas distâncias habituais nesta tipologia de eventos de ciclismo para todos.

Os atletas que viagem até às Terras de Basto terão ao seu dispor excelentes condições de alojamento, excelente gastronomia, o sossego da região e as tranquilas margens do rio Tâmega, que lhe permitirão usufruir de agradáveis momentos de ócio e descanso. As passagens pelos concelhos de Terras de Basto ficarão também marcadas pela habitual hospitalidade das gentes locais.

A cultura cabeceirence será dada a conhecer, assim como todo o património arquitetónico e monumentos civis e religiosos de índole variada, desde pontes, igrejas e pelourinhos, núcleos museológicos e casas solarengas, com particular destaque para o Mosteiro de São Miguel de Refojos, Pelourinho de Cabeceiras de Basto e Estátua do Basto.

Neste tipo de eventos, o relevo dado ao enriquecimento cultural faz parte do programa, a par do desenvolvimento de um estilo de vida saudável e o respeito pelo ambiente, cumprindo um plano de sustentabilidade, materializado pela chancela “Pegada Positiva” incutida pela Cabreira Solutions aos participantes, que, inclusive, são premiados pelas práticas exemplares de respeito pelo ambiente e pelo próximo.

A aposta na ampliação da abrangência territorial e na envolvência dos quatro municípios, favorecerá, inevitavelmente, o aumento qualidade do evento, porque os organizadores e as localidades acolhedoras estão conscientes da importância turística que estes eventos trazem para as regiões e tudo farão para que os índices de satisfação sejam também superados e, simultaneamente, difusores de uma divulgação altamente positiva das Terras de Basto como local de eleição para turismo ativo.


Granfondo Médio Tejo19 Maio, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Ferreira do Zêzere (ver mapa)
Dificuldade
Iniciante
Descrição

Granfondo Médio Tejo nasce da sinergia criada entre dois espetaculares municípios: Ferreira do Zêzere e Tomar.

 

A terceira edição do Granfondo Médio Tejo será realizada no dia 19 de maio de 2024, com partida e chegada no município de Ferreira do Zêzere, alternando no ano seguinte para o município de Tomar.

 

Este é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade, e maiores de 19 anos de idade à data do evento.

 

Na Região do Médio Tejo a sublime paisagem, predominantemente florestal e agrícola, é enriquecida pelos cinco rios que atravessam o território. Os rios Tejo, Zêzere, Nabão, Almonda e Alviela são ainda acompanhados por numerosas ribeiras, quedas de água, albufeiras e praias fluviais, as quais estão prontas a recebê-lo e encantá-lo nos dias de mais calor.

O património cultural, histórico e arquitetónico da região é vasto e de extrema relevância. Embarque numa viagem no tempo e descubra pegadas de dinossauros, vestígios de arte rupestre ou da presença romana. Caminhe por entre as muralhas dos Castelos de Abrantes, Tomar, Ourém, Almourol, Sertã e Torres Novas. Aprecie a diversidade de estilos arquitetónicos do Convento de Cristo, considerado Património da Humanidade pela UNESCO, e desvende os segredos dos centros históricos.

 

No Granfondo Médio Tejo, existirão 3 distâncias. Os percursos encontram-se a ser definidos e serão divulgados brevemente.

 

Pedale nesta magnânime combinação entre paisagem e cultura, e faça também parte da história.


Aveiro Spring Classic24 Março, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Aveiro (ver mapa)
Dificuldade
Experiente
Descrição

A PRIMAVERA VELOCIPÉDICA FLORESCERÁ COM A AVEIRO SPRING CLASSIC by Blackjack

Num traçado desafiador e exigente para quem é duro, dia 24 de março de 2024, a Primavera arrancará em Aveiro, para um grande dia de ciclismo com a 7ª edição da emblemática Aveiro Spring Classic.

À semelhança de anos anteriores, a Cabreira Solutions assume a organização associada ao grande apoio institucional do Município de Aveiro e do main and naming sponsor Blackjack e restantes marcas, com o cenário peculiar da linda cidade de Aveiro, com a intenção de reforçar o desígnio de mais bela e participada clássica do ciclismo para todos, realizada na Península Ibérica.

Os 90 kms da Clássica Curta ou os 120 kms da Clássica desta edição culminarão no local de partida, ou seja, junto ao Centro de Congressos de Aveiro, com o pódio final a ter como cenário de fundo a ria de Aveiro e o peculiar movimento dos moliceiros. Os percursos desenvolvem-se por entre estradas nacionais e secundárias, por estradões em “sterrato” e segmentos “pavê”, condimentos essenciais para uma clássica de excelência e geradores de imagens verdadeiramente espetaculares.

Os participantes passarão por quatro concelhos que se associam a esta edição. Passaremos pela rota da Bairrada, mais concretamente em Oliveira do Bairro “num concelho onde a tradição se une com a inovação, onde o antigo se junta ao novo”, onde podemos observar casas abrasonadas, típicas da nobreza daquela região, as várias igrejas e vários pelourinhos de grande interesse histórico no concelho. Durante o percurso será possível admirar a comunidade de Cegonhas-branca existente no Vale do Cértima, assim como todas as outras espécies que se fazem notar por aquelas paragens.

Outro dos concelhos que acolherá a passagem da Clássica será Vagos que se tem destacado como um dos novos destinos turísticos na Região Centro de Portugal. Entre o mar, a floresta e a ria, Vagos oferece praias pinhais convidativos e zonas protegidas ideais para passear e observar espécies únicas que se consubstancia em mais uma oportunidade para divulgar e descobrir este território.

Toda a caravana e staff passarão ainda pelo Município de Ílhavo e, neste, os atletas usufruirão das condições naturais de excelência para a prática desportiva e lúdica que o concelho oferece. Os sete quilómetros de costa atlântica serão revisitados e serão importantes para refrescar andamentos e retemperar energias. O ciclismo, neste dia, será príncipe na terra onde é Rei todo o desporto náutico.

A carismática passagem nas imediações da Vista Alegre será também um dos “pratos” fortes desta edição que promete trazer agradáveis sensações que serão, certamente, partilhadas entre todos os participantes e partilhados nas comunidades cicloturistas, cada vez mais numerosas na realidade nacional.

Aveiro nunca desilude, pelo contrário, é sempre uma agradável surpresa…


Granfondo Torres Vedras21 Abril, 2024
Organizador
CABREIRA SOLUTIONS
Onde
Parque Verde da Várzea (ver mapa)
Dificuldade
Iniciante
Descrição

Situada na sub-região do Oeste de Portugal, Torres Vedras é uma região de terras férteis pinceladas com muita cor, costa atlântica que o fará viver ondas de prazer, rica gastronomia e gente que o acolherá de braços abertos.

 

Bem perto de Lisboa, em Torres Vedras, será surpreendido por uma zona cheia de atrativos para quem gosta de paisagens com contraste, história, desporto, gastronomia e gente simpática e muito festiva.

 

Há muito para experimentar, muito para recordar, entre ondas de prazer, de mar, ao sabor do vento, do tempo… Descubra Torres Vedras, um concelho com cerca de 80 mil habitantes, marcado pela sua economia essencialmente agrícola e pela sua paisagem de vinhedos, com cheiro a mar atlântico. Com mais de 400 km2 de área, este é o maior concelho do distrito de Lisboa e possui cerca de 20 kms de costa, composta por praias de rara beleza e extensão. Não faltam estações arqueológicas, povoados romanos, castelos árabes, igrejas e mosteiros medievais, fortalezas quinhentistas e solares, dos séculos XVII e XVIII…

Uma surpresa adicional, numa região que tem bom vinho, os típicos Pastéis de Feijão, e deliciosa gastronomia para experimentar.

 

Erguendo-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, a Serra de Montejunto demarca-se da paisagem envolvente pela altitude e suas características naturais, sendo Refúgio natural para muitas plantas e animais. Localizada no seio da região Oeste, bastante humanizada, e onde se pratica uma intensa actividade agrícola, surge como um dos últimos refúgios para muitos animais e plantas.

 

Montejunto constitui um espaço natural privilegiado, onde vive uma comunidade animal rica e diversificada, uma pequena ilha, no interior de uma extensa área agrícola e florestal. De entre as diferentes classes que aqui podemos encontrar, as aves pela sua diversidade e raridade, assumem particular importância.

 

Nesta Serra podemos encontrar uma considerável diversidade florística, quando comparada com a da região envolvente. Foram já identificadas cerca de 400 espécies de plantas, o que constitui cerca de 15 % da flora de Portugal Continental.

 

 

Em 21 de Abrill de 2024 será realizada a quarta edição do Granfondo Torres Vedras.

 

O Granfondo Torres Vedras é um evento de cicloturismo, aberto à participação de todos os ciclistas, ciclodesportistas e cicloturistas (federados ou não federados), de ambos os sexos, de qualquer nacionalidade, e maiores de 18 anos de idade.

 

Existirão três distâncias, estando os percursos ainda em definição.

 

Os participantes, deverão optar pela distância que mais se adequa à sua condição física e objetivos, não podendo alterar a distância a participar durante o decorrer da prova sob pena de desclassificação.

 

A partida do Granfondo Torres Vedras será realizada no dia 21-04-2024 no centro da magnífica cidade de Torres Vedras. Os atletas irão pedalar em terra de raízes e forte tradição ciclística, onde a serra avista o mar, tendo como meta o local de partida inicial.

 

Aqui, irá pedalar em riquíssimo património, por locais onde decorreram guerras, feitos heróicos de resistência (como as Linhas de Torres Vedras) e grandes vitórias!

Também o atleta irá à conquista de uma grande vitória: superar o seu objetivo…

 

Inspire-se, atreva-se, e ouse superar os desafios que este magnífico território lhe reserva!

Contamos consigo para nos ajudar a fazer uma grande festa de ciclismo.


Domingueiro Ondabike
Domingueiro Ondabike Domingo, 09:00
Organizador
Ondabike
Onde
Loja Ondabike  (ver mapa)
Espírito da volta
Convívio
Voltas rápidas Porto centro
Voltas rápidas Porto centroSegunda-Feira, 12:00 | Quarta-Feira, 12:00 | Sexta-Feira, 12:00 | Sábado, 07:00 | Domingo, 07:00
Organizador
Fernando Jardim Santos
Onde
Aos Bombeiros Sapadores (ver mapa)
Espírito da volta
Desportivo
Descrição
Voltas curtas de estrada para malta com pouco tempo para treinar. 1h durante a semana, 1h30 ao final de semana. Médias entre 25 - 30km/h, para distâncias até 35km.
We Ride Cycling TeamSábado, 07:00
Organizador
We Ride Cycling Team
Onde
Geralmente junto ao Aldi de Canelas (ver mapa)
Espírito da volta
Convívio
Descrição
Este grupo de amigos tem como grande paixão o ciclismo. São extremamente entusiasmados e dedicados a explorar estradas, trilhas e montanhas enquanto pedalam em suas bicicletas. Além do amor pelo ciclismo, esse grupo de amigos também compartilha uma forte conexão e amizade. Eles se reúnem regularmente para passeios em grupo.